E201 ou sorbato de sódio – um conservante proibido na UE

O sorbato de sódio é o sal sódico do ácido sórbico. É um sólido instável.

Principais pontos importantes sobre o conservante E201 – Sodium Sorban:
· Não é adequado para crianças e pessoas sensíveis
· Pode causar reações alérgicas
· É proibido na UE
· É bom evitar

Produção de E201

O sorbato de sódio é o sal de sódio do ácido sórbico (E200), que ocorre naturalmente nas bagas do freixo selvagem (Sorbus aucuparia), que dá nome ao ácido. É produzido comercialmente por várias rotas químicas diferentes.

AW Van Hoffman foi o primeiro a isolar o ácido sódico das bagas de freixo em 1859. As propriedades antimicrobianas do ácido sórbico foram reconhecidas na década de 1940. Em seguida, tornou-se disponível comercialmente no final dos anos 1940 e 1950.

Para que serve o sorbato de sódio?

O E201 é usado para conservar conservas de frutas e vegetais, ovos e produtos de confeitaria, produtos à base de carne e peixe, sucos de frutas e bagas e refrigerantes. Atua principalmente contra fungos e leveduras, não é eficaz contra bactérias. Seu uso é ideal em pH abaixo de 6,5 (ou seja, alimentos levemente ácidos e ácidos).

O aditivo E201 é saudável?

Ao consumir sorbato de sódio, sinto efeitos colaterais – reações alérgicas, como vermelhidão ou coceira na pele. Porém, se não ultrapassar a dose diária recomendada, que é de no máximo 25 mg por quilo de peso corporal, é muito bem tolerado pelo organismo.

Uso na UE vs. EUA vs. Mundo

O sorbato de sódio é permitido nos EUA, Austrália e Nova Zelândia. Na UE é proibida a sua utilização na indústria alimentar.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X