O caroteno foi acidentalmente descoberto em cenouras pelo Sr. Wackenroder já em 1831. Ele o obteve em pequenos flocos vermelho-rubi solúveis em éter.
Principais pontos importantes sobre a cor E160a(i)(ii) – Carotenos:
· São adequados para crianças
· São saudáveis na quantidade recomendada
· Encontramo-los naturalmente em frutas e vegetais alaranjados
· Os carotenos não precisam ser evitados
Produção de E160a
O caroteno é preparado sinteticamente ou obtido de fontes naturais. O caroteno sintético ocorre como cristais vermelhos ou pó. Obtém-se dissolvendo cenouras, batatas-doces e outras plantas comestíveis e depois limpando-as.
O caroteno não é solúvel em água e sua cor laranja brilhante tende a desbotar com a luz.
O caroteno natural não é encontrado apenas nas cenouras, mas também em muitos outros tipos de frutas e vegetais – cogumelos (por exemplo, chanterelles), mas também em batata doce, abóbora, laranja e melancia. Mas também são responsáveis, por exemplo, pela coloração alaranjada das folhas secas.
Para que servem os carotenos?
O caroteno é um corante laranja ou amarelo que é usado como ingrediente em alimentos apenas para adicionar uma cor laranja/amarela. É adicionado a manteigas, margarinas, queijos, recheios de tortas, pudins, iogurtes, massas, macarrão, sobremesas, sucos de frutas…
O aditivo E160a é saudável?
Não há efeitos colaterais conhecidos nas concentrações usadas nos alimentos. Uma concentração realmente alta faz com que a pele fique amarela. Como o caroteno é uma fonte de vitamina A, altas concentrações causarão sintomas de toxicidade da vitamina A.
Aumentamos o uso de carotenos de frutas e vegetais no corpo se os comermos com gordura, porque os carotenos são solúveis em gordura.
Uso na UE vs. EUA vs. Mundo
O caroteno como corante alimentar é permitido em todo o mundo.
Nos EUA, o caroteno está isento de certificação e pode ser usado com segurança para colorir alimentos, medicamentos (incluindo medicamentos para os olhos) e, em geral, para colorir cosméticos.
O caroteno também é permitido na UE. A dose diária de E160a – Caroteno é fixada em 5mg/kg de peso corporal. Nenhuma dose diária recomendada foi estabelecida para E160a(i) e E160a(ii).