O polietilenoglicol (E1521) também é conhecido como PEG 6000.
É uma substância utilizada na indústria alimentícia e farmacêutica por suas propriedades hidratantes. Mas também pode ser usado em muitos outros campos, por exemplo, em química, biologia, cosméticos, combustível e outros.
O polietileno glicol é uma substância muito versátil que pode ser usada em quase todas as indústrias. Graças às suas propriedades, também pode ser usado de forma confiável e segura em alimentos e bebidas.
Principais pontos importantes sobre o E1521 – polietilenoglicol:
Não é uma substância natural.
O uso na República Tcheca é permitido.
Não é adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção E1521
O polietileno glicol é produzido sinteticamente.
É formado pela interação do óxido de etileno com água ou outros compostos.
O resultado é um sólido branco que se parece com cera. Pode ser dissolvido muito facilmente em água, mas não se dissolve em álcool.
Para que serve o polietilenoglicol?
O polietileno glicol é mais frequentemente usado em suplementos vitamínicos em forma de comprimido. Graças a isso, os comprimidos mantêm sua forma melhor.
Na indústria alimentícia, o E1521 também pode ser usado como aditivo antiespuma em alimentos e bebidas.
Além disso, você também pode encontrar essa substância em pasta de dente, chiclete ou bolas de paintball.
E1521 é saudável?
Um efeito negativo na saúde nunca foi associado a esta substância. Algumas pesquisas até mostraram que pode retardar o desenvolvimento do câncer de cólon.
O consumo de produtos que contenham polietilenoglicol é totalmente seguro.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
O polietileno glicol é considerado seguro pelo FDA. Na República Tcheca e em outros países da União Européia, o E1521 pode ser usado em qualquer lugar, exceto em alimentos para bebês.
Nos Estados Unidos e em outros países do mundo, o uso da substância é permitido, desde que não ultrapasse a dose diária recomendada. Isso equivale a 0-10 mg por kg de peso corporal.