Complexos de cobre de clorofilas e clorofilinas de corante alimentar (E141) é um corante verde natural que pode ser usado com segurança na indústria de alimentos.
É usado em muitos países ao redor do mundo. Você o encontrará em muitos de nossos produtos.
Principais pontos importantes sobre E141 – complexos de cobre de clorofilas e clorofilinas:
É uma substância natural.
O uso na República Tcheca é permitido.
Não é adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção de E141
A substância é obtida comercialmente de urtiga, grama ou alfafa. Isso o torna um corante totalmente natural que é seguro de usar.
O corante E141 é solúvel em água.
A substância contém cobre, que pode ser liberado quando aquecido. Mas nunca atingirá níveis perigosos neste corante. Portanto, você não precisa se preocupar em usá-lo ou consumi-lo.
Para que servem os complexos de cobre de clorofilas e clorofilinas?
Por ser um corante verde natural, pode ser utilizado em diversos produtos.
Na maioria das vezes, os complexos de cobre de clorofilas e clorofilinas são usados para colorir sopas, doces, sorvetes ou frutas e vegetais enlatados.
Mas você também pode encontrar a substância em muitas bebidas, óleo de soja ou licores.
E141 é saudável?
Indivíduos com distúrbios metabólicos devem evitar esse corante. Nenhuma outra complicação de saúde foi relatada após o consumo do E141.
Para a maioria das pessoas, o E141 é totalmente seguro e você não precisa evitar consumi-lo.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
Na União Européia, incluindo a República Tcheca, o uso de corante é permitido. Mas só pode ser usado para certos tipos de alimentos. A coloração é proibida para alimentos para bebês.
E141 é proibido nos EUA.
Com o que substituir o E141?
O corante pode ser substituído por outros corantes naturais de tonalidade semelhante, como clorofila (E140) ou verde S (E142).
Claro, o corante verde pode ser substituído de outras maneiras. O espinafre, que você pode usar como corante alimentar natural em casa, é ideal para esses fins.