O amido oxidado (E1404) é um amido modificado utilizado na indústria alimentícia como estabilizante e espessante.
A modificação torna o amido muito mais estável e pode engrossar alimentos e bebidas onde for necessário. Você provavelmente já viu essa substância no rótulo de alimentos congelados ou molho de tomate.
Você provavelmente está familiarizado com amidos nativos de milho, batata, tapioca, arroz ou trigo. O que você pode esperar do amido oxidado e onde ele é usado?
Principais pontos importantes sobre o E1404 – amido oxidado:
É uma substância natural inofensiva.
O uso na República Tcheca é permitido.
É adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção E1404
O amido dos alimentos pode ser modificado de várias maneiras. A oxidação também é um deles.
O amido oxidado (E1404) é modificado por oxidação com clorato de sódio.
Para que serve o amido oxidado?
O amido oxidado é usado em muitos produtos como estabilizador e espessante. É usado sempre que uma densidade maior é necessária.
O amido oxidado é encontrado com mais frequência em bebidas, sopas instantâneas e macarrão, doces (geléia), assados (bolos, biscoitos) ou laticínios (iogurtes, sorvetes, pudins).
Ao observar a composição dos alimentos (principalmente refeições prontas), você pode se deparar com essa substância com bastante frequência. Você não precisa se preocupar com nada porque é totalmente seguro consumir.
E1404 é saudável?
O amido oxidado não é perigoso quando consumido normalmente. Não há reações alérgicas ou outros problemas de saúde.
Com uma alta concentração da substância na dieta, podem ocorrer problemas digestivos e, muito raramente, danos nos rins.
Uso da UE vs. EUA vs. mundo
A segurança do E1404 foi aprovada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), mas também pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pelo Comitê Conjunto de Especialistas da FAO, OMS e outras autoridades. Por esta razão, é usado com segurança em todo o mundo para a produção de alimentos e bebidas.