A clorofila (“khloros” – verde claro, “phylon” – folha) é um pigmento vegetal. O corante mais comum encontrado na natureza. O composto derivado é a clorofilina.
Principais pontos importantes sobre o E140 – Clorofila:
É uma substância natural
O uso na República Tcheca é permitido
É adequado para crianças
Não é um alérgeno
Produção de E140
A clorofila é uma substância vegetal. É produzido por biossíntese. Nós o encontramos em vegetais folhosos (espinafre), vegetais verdes (brócolis), spirulina, chlorella, brotos ou chá matcha também têm alto teor de clorofila.
Para que serve a clorofila?
A clorofila é utilizada na indústria alimentar como corante ou na indústria farmacêutica. Também é usado em cosméticos e cuidados com o corpo.
- Na indústria alimentícia é, por exemplo, colorir macarrão verde com espinafre
- Em farmácia, é usado externamente, por exemplo, para cicatrização de feridas (Dr. Müller Dermochlorophyll) e internamente, por exemplo, para melhorar a qualidade do sangue, para proteger a flora intestinal (Chlorophyll star, Liquid Chlorophyll)
- Em cosméticos e cuidados com o corpo, atua como um desodorante eficaz, alguns cremes dentais contêm clorofila (Homéodent, BIOpha).
A clorofila é saudável?
A clorofila é considerada benéfica para a saúde.
O uso excessivo de clorofila pode causar o chamado “trânsito acelerado”, ou seja, diarreia e coloração verde das fezes e da urina.
A clorofila não é um suplemento adequado para medicamentos que aumentam a sensibilidade ao sol, como alguns medicamentos para acne ou antibióticos.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Na União Europeia, Estados Unidos e outros países, o uso do E140 é permitido.