A polivinilpolipirrolidona (E1202) também é chamada de PVPP. Esta é povidona reticulada, ou seja, uma versão altamente reticulada de PVP (E1201).
Ao contrário da versão original, é insolúvel em água e ganha volume rapidamente.
Principais pontos importantes sobre o E1202 – Polivinilpolipirrolidona:
Não é uma substância natural.
O uso na República Tcheca é permitido, mas recomendamos evitar esse item.
É adequado para crianças.
Não é um alérgeno comum.
Produção E1202
O PVPP é uma substância sintética. É obtido por reticulação do monômero de polivinilpirrolidona. É um processo químico bastante complexo que se baseia na produção de PVP (E1201).
Para que serve a polivinilpolipirrolidona?
A rede de povidona é usada como agente desintegrante na indústria farmacêutica.
Também pode ser usado para esfregar para remover impurezas. Devido a isso, é frequentemente utilizado na produção de vinho e cerveja. Cria uma espuma branca clássica na cerveja. Alguns produtores também o utilizam na produção de sidra de maçã.
E1202 é saudável?
Como o PVP, o E1202 não é considerado tóxico, genotóxico ou cancerígeno. Ainda não está claro como essa substância sai do corpo humano.
Alguns indivíduos podem apresentar uma reação alérgica, como urticária, olhos lacrimejantes, rinite alérgica ou, em casos graves, choque anafilático.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Na União Europeia, nos Estados Unidos e em outros países do mundo, o uso do E1202 é permitido. As autoridades de cada país permitem uma certa quantidade que pode ser usada por produtores de vinho, cerveja, produtos farmacêuticos ou cosméticos.