Também podemos encontrar esse “E” sob outros nomes, como carmim ou coselina, é um corante vermelho brilhante que pode ser encontrado em muitos alimentos vendidos sem receita.
Todos os nomes se referem a um corante vermelho de origem natural solúvel em água. Seu uso é bastante caro, por isso é frequentemente substituído por outros corantes vermelhos.
Principais pontos importantes sobre o E120 – ácido carmínico
é uma tintura
É uma substância natural obtida pela secagem dos corpos de certos tipos de insetos
Não é indicado para crianças , mesmo sendo uma substância de origem natural, são atribuídos efeitos que podem causar hiperatividade em crianças
É um alérgeno produzido a partir de um derivado da antraquinona, que tem efeitos cancerígenos. Em alguns indivíduos mais sensíveis, pode ser a causa de urticária, coriza, asma ou mesmo anafilaxia (uma reação violenta do corpo a um alérgeno)
Este corante não é adequado para vegans
Produção de E120
O corante carmesim é obtido extraindo-o dos corpos de certos insetos que se encontram em regiões quentes como o Peru ou as Ilhas Canárias.
Onde o ácido carmínico é usado?
O corante costuma fazer parte de alimentos como geléias, gomas de mascar, compotas, mas também salames, bebidas alcoólicas, iogurtes, sucos, sorvetes e outros produtos que precisam adquirir uma cor vermelha brilhante.
E120 é saudável?
A cochonilha é considerada uma substância nociva, principalmente por ser um derivado da antraquinona, que são consideradas substâncias cancerígenas. Seu uso pode causar reação alérgica, urticária e dor de cabeça em alguns indivíduos.
Uso na UE vs. EUA vs. mundo
Na indústria alimentícia da União Européia, é comumente usado em quantidades limitadas para certos alimentos e é considerado seguro em quantidades regulamentadas.
- Krahulík – salsicha húngara
- Tauris – nitram salame
- Pikok – Hércules
- Salsichas Wingy Bits
Nos Estados Unidos, esse corante é usado e sua popularidade está aumentando. Tem sido usado como ingrediente em produtos à base de carne, lanches e bebidas por mais de dois séculos. Nem mesmo está sujeito à certificação necessária do FDA (US Food and Drug Administration).
Com o que substituir o ácido carmínico?
Se você quiser que seus bolos e tortas sejam vermelhos, você pode usar substitutos como beterraba ou suco de romã. O efeito resultante não será tão intenso, mas você evitará possíveis efeitos colaterais indesejados.