É uma enzima que ataca as paredes celulares protetoras das bactérias e, assim, nos protege de infecções bacterianas onipresentes.
O conservante também é produzido pelo nosso corpo e ocorre naturalmente nas secreções corporais, como lágrimas, muco, suor, saliva e leite. Também é encontrado em claras de ovos de aves.
Principais pontos importantes sobre E1105 – lisozima
O conservante é adequado para crianças. É uma enzima natural que não é prejudicial para as crianças, desde que não sofram de alergias.
A lisozima é um alérgeno de clara de ovo bem documentado. Reações alérgicas foram observadas ao comer queijos que o contenham.
É uma substância natural e inofensiva , mas pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos sensíveis.
Não é adequado para veganos porque é obtido a partir das claras contidas nos ovos.
Produção E1105
É obtido a partir da clara do ovo ou por tecnologia genética de bactérias que podem ser encontradas, por exemplo, nos canais lacrimais.
E1105 é saudável?
A lisozima pode causar uma reação alérgica em pessoas sensíveis aos ovos, caso contrário, nenhum efeito adverso foi identificado.
Na União Européia, seu uso na indústria alimentícia é permitido em quantidade limitada e regulamentada e para um tipo limitado de alimento em quantidade limitada.
Nos Estados Unidos, porém, seu uso na indústria alimentícia é proibido.
Onde a lisozima é usada?
A lisozima é utilizada na indústria alimentícia, principalmente para a produção e conservação de alimentos como queijo, carne, tofu e muitos outros:
- Queijos Grana Padano
- Queijo Grande Morávia
- Pesto de Manjericão
Reposição de lisozima
É difícil encontrar um substituto para esse conservante, se não quisermos recorrer a substâncias produzidas sinteticamente.