O amarelo de quinolina (E104) é um grande risco para a saúde! O que é e por que não comê-lo?

O amarelo de quinolina (E104) é um corante alimentar sintético que foi proibido em muitos países e é usado apenas em cosméticos ou na indústria farmacêutica.

Principais pontos importantes sobre o E104 – Amarelo de Quinolina:
Não é uma substância natural.
O uso na República Tcheca é permitido, mas recomendamos evitar esse item.
Não é adequado para crianças.
É um alérgeno comum.

E104 é saudável?

O amarelo de quinolina é proibido em muitos países devido ao seu possível efeito no desenvolvimento de câncer e dermatite. Em 1997, foi realizada uma pesquisa em ratos que apresentavam maior incidência de tumores hepáticos e renais após o consumo de E104.

Com o que substituir o amarelo de quinolina?

Qualquer corante artificial pode ser substituído por uma fonte natural. Nesse caso, os fabricantes podem se concentrar em tecidos de cor amarela.

Curcumina (E100), riboflavina (E101), carotenóides (E160a) ou corante açafrão (E164) estão disponíveis como corantes adequados. No entanto, a flavoxantina (E161a) ou luteína (E161b) também tem uma cor amarela.

Uso na UE vs. EUA vs. mundo

Na UE, o E104 é usado em alimentos como chocolate preto Janek, vitamina C Haas, macaroons Ollies, pão de amêndoa Benea, barra de chocolate CFM Explomax, etc.

O amarelo de quinolina não é permitido como corante alimentar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Noruega. Na América só é permitido em produtos farmacêuticos e cosméticos sob a designação D&C Yellow 10.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X